Rede de significações
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Rede de Significações
E o estudo do desenvolvimento humano
Maria Clotilde Rosset-Ferreira
Kátia de Souza Amorim
Ana Paula S. da Silva
Ana Maria A. Carvalho
Organização de ambientes infantis coletivos como contexto de desenvolvimento
O trabalho foi feito sob o contexto da concepção de comportamento e espaço e a relação entre organização do espaço em creches e comportamentos infantis. Tendo como foco a temática acima mencionada sob a ótica teórico-metodológica da Rede de Significações – RedSig focando o processo de transformação da pessoa.
Visão de desenvolvimento humano
A visão de desenvolvimento humano, baseada numa perspectiva sistêmica e ecológica, enfatiza a relação bidirecional e interdependente entre pessoa-ambiente. Para Bronfenbrenner, O desenvolvimento humano ocorre durante todo o ciclo de vida, através de processos, progressivamente mais complexos, de interação duradoura e recíproca entre um ativo organismo biopsicológico em evolução e pessoas, objetos e símbolos em seu ambiente imediato. Pessoas e ambientes possuem propriedades mutáveis e interdependentes tanto intradomínio como entre domínio.
A pessoa é caracterizada por um complexo sistema sistemas integrados de processos psicológicos: cognitivos, sociais, afetivos, emocionais e motivacionais agindo juntos. A pessoa possui suas próprias características instigadoras de seu desenvolvimento (atributos mais fáceis de afetar para melhor ou pior). Fatores que induzem ou inibem, sustentam ou encorajam processos de interação entre a pessoa e os aspectos: as outras pessoas ao seu redor, aspectos físicos e simbólicos daquele contexto que convidam, permitem ou inibem a interação mais continua e sempre mais complexa, como o engajamento no contexto imediato.
Segundo Bronfenbrenner, a conceituação de ambiente ecológico é ampla, abrangendo escola, creche, igreja, casa, local de trabalho e também as