Erik Erikson - Principais conceitos
“Desenvolvimento Psicossocial”
Desenvolvimento Psicossocial é uma teoria criada por Erik Erikson a qual estuda o desenvolvimento da personalidade levando em conta aspectos biológicos, individuais, sociais e culturais. Erikson dividiu o desenvolvimento psicossocial em oito estágios. Cada estágio corresponde à um aspecto particular da personalidade e juntos esses estágios formam o cicl o da vida. A formação da identidade inicia-se nos primeiros quatro estágios, o entendimento e a percepção dessa formação, que acontece na adolescência, evolui e influencia os últimos três estágios. Os estágios são:
1. Confiança x Desconfiança (Até um ano)
Nessa fase o bebê aprende a ter ou não confiança. A criança nessa idade é dependente das pessoas que cuidam dela, por isso a confiança está muito relacionada à relação mãe e bebê.
As situações de conforto proporcionadas pelas pessoas que cuidam do bebê, resultam em confiança, assim o bebê atinge uma realização social que consiste na aceitação de que a pessoa pode se ausentar com a certeza que depois ela voltará. Abandonos, ou situações que gerem desconforto no bebê podem causa nele o sentimento de desconfiança.
2. Autonomia x Vergonha e Dúvida (Dois e três anos)
A criança aprenderá quais são seus privilégios, obrigações e limitações, passa a ter controle sobre suas necessidade fisiológicas e também passa a executar atividades motoras, como andar e agarrar. Isso gera a ela autonomia e liberdade para tentar atividades novas sem te r medo de errar. Se, por outro lado, forem criticadas e ridicularizadas ao tentarem coisas novas, podem desenvolver o sentimento de vergonha e duvidar sua capacidade de autonomia, o que leva a criança a regredir ao estado de dependência. Também nesse estágio a criança julga a si e aos outros, diferenciando o certo do errado e as pessoas ditas diferentes, formando, ass im, a origem do preconceito humano com base no conceito de espécie dividida designada por