Erick Erickson
CURSO DE PSICOLOGIA
ARIANA
DAYANE SAMPAIO
MARCIA VALERIA
NATHALIA PEREIRA
TRABALHO DE PERSONALIDADE
MACEIÓ/AL
08/11/2014
ARIANA
DAYANE SAMPAIO
MARCIA VALERIA
NATHALIA PEREIRA
TRABALHO TEORIA DA PERSONALIDADE
Trabalho acadêmico referente a nota disciplina Personalidade; no curso de Psicologia; no centro universitário CESMAC, ministrado pela Professora Janne Eyre A. de Melo Sarmento.
MACEIÓ/AL
08/11/2014
TEORIA E VIDA DE ERIK ERIKSON
Nascido na Alemanha em 1902 Erik Erikson faleceu aos 92 anos de idade nos Estados Unidos. É considerado o primeiro psicanalista infantil americano. Tornou-se psicanalista após fazer um treinamento com Anna Freud, todos os dias por aproximadamente três anos, Anna Freud se interessava pela psicanalise infantil, a experiência dela mais a própria experiência de Erickson como professor fez com que ele se desse conta da importância das influência sobre personalidade e o levou a se concentrar no desenvolvimento infantil.
A Teoria do desenvolvimento humano foi dividida por Erickson foi dividida em oito fases, mas com algumas características peculiares O ego é o foco, ao contrario de Freud que focava o id. Erik Erickson não focou no id e nas motivações conscientes como Freud, mas nas crises do ego no problema da identidade.
Em 1929, conheceu sua esposa a artista e bailarina Joan Serson, que ao engravidar Erikson se negou a casar por temer assumir um compromisso, e que sua mãe e seu padrasto não queriam uma nora judia. Por conselhos de seus amigos finalmente Erickson casa com Joan em três cerimonias, judaica, civil e protestante. Mais tarde Joan já então sua esposa se torna sua parceira intelectual e editora pelo resto de sua vida. Com essa convivência Erickson alcança uma base social e emocional estável, ao ponto de sua meia-irmã citar que “ele não seria nada sem Joan”.
“uma