Nesletther Erik Erikson Desenvolvimento Psicosocial
15803 palavras
64 páginas
NewsletterEdição 7 - Agosto de 2010
ERIK H. ERIKSON - TEORIA DO
DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
Dra. Berenice Carpigiani
Texto elaborado para fins didáticos.
“O psicanalista Erik H. Erikson, criador do conceito ‘crise de identidade’, morreu aos 91, anteontem à noite em Harwick, Massachussets, Costa Leste dos EUA. Amigo e discípulo de Sigmund Freud, Erikson formulou a teoria do desenvolvimento emocional do ser humano, segundo a qual cada estágio da vida está associado a lutas psicológicas que ajudam a moldar a personalidade. Na sua teoria, a dinâmica da sociedade em que o indivíduo vive também é considerada influência determinante para a maneira como as mudanças emocionais são resolvidas. Erikson nasceu em Frankfurt, Alemanha. Foi professor em Viena, Áustria, numa escola dirigida por Anna
Freud, filha de Sigmund. Refugiou-se do nazismo nos EUA em 1933. Ensinou em várias universidades dos EUA até estabelecer-se na de Harvard, uma das melhores do país, em 1960. O auge da fama de Erikson se deu nas décadas de 60 e 70, quando suas teorias foram usadas para ajudar a entender as mudanças sociais, em especial na juventude. Ele ajudou a consolidar o gênero literário da psicobiografia. A que escreveu sobre Gandhi lhe valeu o Pulitzer de 70”.
Jornal “Folha de São Paulo” de 14 de maio de1994. Jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva.
INTRODUÇÃO
Desta maneira, o Brasil foi noticiado da morte de Erik H. Erikson, teórico da psicologia do desenvolvimento e da personalidade, que sustentado pelos alicerces da teoria psicanalítica tem estado presente no processo de discussão sobre estes campos teóricos. Mundialmente reconhecido e discutido em Universidades européias e norte americanas, Erikson forneceu elementos para a compreensão do papel do processo de internalização da cultura no universo inconsciente individual e na formação da personalidade do ser humano.
Diferentes áreas de estudos da psicologia, assim como áreas afins, como por exemplo a