desenvolvimento
Desenvolvimento
Psíquico
Jefferson Cabral Azevedo
SIGMUND FREUD
Sigmund Freud nasceu em Viena, Áustria, em
1856. Tornou-se médico neuropsiquiatra e morreu em Londres em 1939. Fundador da psicanálise, desenvolveu sua teoria baseada na estruturação psíquica dividida em instâncias.
Estrutura da Personalidade
Freud estrutura o psíquico em uma aparelho dinâmico (psique) capaz de resolver conflitos e estabelecer acordos entre a realidade interna e as exigências do meio.
Freud empregou a palavra “aparelho” para caracterizar uma organização psíquica dividida em sistemas, ou instâncias psíquicas interligadas entre si, cada uma com suas funções específicas. Para tentar ordenar este caos aparente, ele propõe três componentes básicos estruturais da psique: o Id, o Ego e o
Superego.
FREUD - Princípio do Prazer x Princípio da Realidade
Para compreender melhor a estrutura psíquica proposta por Freud, é necessário, antes, compreender dois princípios básicos de sua teoria: o princípio do prazer e o princípio da realidade.
O princípio de prazer é o desejo de gratificação imediata. Tal desejo conduz o indivíduo a buscar o prazer e evitar a dor.
O princípio de prazer opõe-se ao princípio de realidade, caracterizado pelo adiamento da gratificação. Faz parte do amadurecimento normal do indivíduo aprender a suportar a dor e adiar a gratificação, passando a reger-se menos pelo princípio de prazer e mais pelo princípio de realidade.
FREUD – Estrutura psíquica
Componentes básicos da estrutura psíquica:
Id - conjunto de conteúdos de natureza pulsional e de ordem inconsciente.
Ego - concebido como um polo de defesa ou de adaptação à realidade
Superego – internalização das normas e regras sociais e parentais. FREUD – Estrutura psíquica
ID
Estrutura original, básica, contém tudo que é herdado. Formado por pulsões: instintos, impulsos orgânicos e desejos