Ergonomia Industrial
Ronald Welter
Dediergo André Wolter
Professor Leo Roberto Seidel
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Engenharia Ambiental (EAB-18) – Ergonomia e Segurança Industrial
31/10/2014
RESUMO
Neste trabalho será falado sobre a função de uma costureira. Será explanado sobre sua descrição de atividade, exigências ergonômica/biomecânicas juntamente com a solução/proposta para realizar uma melhoria naquele determinado posto de trabalho.
Palavras-Chave: Ergonômica, biomecânica.
1 - INTRODUÇÃO
Devido as evoluções modernas, muitas funções foram substituídas pela maquina. Mas existem determinadas funções em que ainda a mão de obra humana é imprescindível para obter um resultado satisfatório. Neste trabalho será mostrada uma análise ergonômica de uma costureira, onde os índices de afastados pelo INSS somam uma grande parcela dos trabalhadores do país.
2 – CONCEITO DE ERGONOMIA
Ergonomia é a ciência que procura o ajuste das condições de trabalho as pessoas. Ela envolve a aplicação dos conhecimentos sobre as características do ser humano para beneficiar seu bem-estar e os resultados de seu trabalho e da empresa.
Qualquer atividade industrial pode ser vista como um sistema homem-máquina dentro de um certo ambiente. Qualquer sistema existe para atingir objetivos pela consecução de certas funções. Exposição a condições de trabalho adversas pode resultar em dores momentâneas, fadiga e lesões a médio e longo prazo.
Ambientes de trabalho com projetos inadequados contribuem na redução de eficiência, produção, qualidade e pode provocar o aumento do absenteísmo e os custos de produção. A ergonomia preocupa-se em fazer a interface homem-máquina e homem-ambiente tão segura, eficiente e confortável quanto possível, preocupando–se primeiro com a saúde do trabalhador e sua satisfação pelo trabalho e em segundo com o aumento da lucratividade da empresa.
Além da visão prevencionista