Surgimento do trabalho e da cipa com relação da revolução industrial com os primórdios da ergonomia.
SURGIMENTO DO TRABALHO E DA CIPA COM RELAÇÃO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL COM OS PRIMÓRDIOS DA ERGONOMIA.
RIO DE JANEIRO
2011
ANDRÉ ALVES
SURGIMENTO DO TRABALHO E DA CIPA COM RELAÇÃO DA REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL COM OS PRIMORDIOS DA ERGONOMIA
DISSERTAÇÃO
ERGONOMIA
TÉC. DE SEGURANÇA DO TRABALHO
PROF. MARISA CANOSSA
RIO DE JANEIRO
2011
Sumário
ERGONOMIA1
INTRODUÇÃO2
O QUE É ERGONOMIA?3
ERGONOMIA = CIÊNCIA DO CONFORTO4
COMO A ERGONOMIA PODE NOS AJUDAR?5
ORIGEM DA CIPA E SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL6
CONCLUSÃO......................................................................................................7
1. Ergonomia 2. Introdução:
O termo ergonomia, “estudo da adaptação do trabalho ao homem”, surgiu na Inglaterra após a Segunda Grande guerra, como resultado do trabalho interdisciplinar entre profissionais de diversas áreas que se dedicaram para melhorar a eficiência dos armamentos e consequentemente diminuírem os erros ou falhas dos combatentes.
Depois da Guerra a ergonomia passou a ser aplicada nos mais variados setores e foram na Indústria que se localizaram as maiores contribuições.
Estudos nos ambientes de trabalhos já vinham sendo realizados Frederick W. Taylor, desde 1881 e por Frank B. Gilbert, desde o início do século, porém o enfoque principal para esses autores é a produtividade das empresas, e a melhoria das condições físicas de trabalho é indicada como necessidade para o aumento da qualidade e da quantidade da produção.
A ergonomia tem primaz preocupação com o elemento humano, sendo seu objetivo a satisfação do trabalhador, entendendo-se que o acréscimo de produção ou melhoria da qualidade dosa produtos são resultados de uma interação adequada entre o homem e o sistema de produção.
Separando o sistema produtivo em duas partes:
A primeira física, composta de todos os elementos materiais como máquinas, prédios, equipamentos e demais produtos necessários para transformar a matéria prima em produto final