ergonomia industrial
Objetivo da atividade: Demonstrar a importância de analisar detalhadamente os riscos ergonômicos/ambientais existentes no ambiente de trabalho.
Orientações: Após a leitura do artigo (Atividade intensa), responda às questões.
Questões:
1) De acordo com o artigo, faça uma avaliação e comentário dos riscos ergonômicos/ambientais existentes entre os profissionais de uma cozinha hospitalar.
2) Qual a importância da Análise Ergonômica do Trabalho (AET)? Como o tecnólogo deve proceder para realizar uma AET?
Respostas:
1) Pode-se observar que muitos sãos os riscos ambientais, como: ruídos, umidade, riscos de acidentes, esforços físico e mental, ritmo de trabalho intenso, monótono e repetitivo com sobrecargas, porém o que mais chamou a atenção foram os riscos que um Copeiro enfrenta em sua jornada de trabalho. Problemas estes que não são difíceis de resolver, como a troca ou adequação dos carros de transporte de alimentos, implantação de programas de promoção de saúde, treinamentos continuados, ginástica laboral, cadeiras para descanso, entre outras.
2) A importância é tanto a satisfação do trabalhador ao realizar suas atividades laborativas, quanto à do empresário de ter menos absenteísmo por doenças ocupacionais (LER-DORT), acidentes de trabalho e desperdício de material, com consequente perda de produtividade e lucratividade. Visando adaptá-la ao homem a partir da análise das condições técnicas, ambientais e organizacionais, buscando revelar as diferenças entre os trabalhos formal e o real.
Para se realizar uma AET, é necessário que o Tecnólogo conheça a realidade do posto de trabalho, explore as informações dos funcionários colhendo dados pertinentes a execução da tarefa, obtendo assim todos os passos das atividades laborais. Através da AET, é possível identificar os pontos