Ergonomia Cognitiva
(cognitiva)
Docente
Emília Duarte
Mariana Chuva
Jorge Moedas
Filipe Pinto
20120259
20120224
20120239
Introdução
Como terceiro e ultimo trabalho da disciplina de Ergonomia, foi nos proposto encontrar e analisar de forma critica um produto ou sistema onde identificássemos desajustes/ problemas no seu design no que diz respeito à ergonomia cognitiva. Como ergonomia cognitiva entende-se como sendo a engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, controle motor, armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Adequação das soluções às capacidade e limitações cognitivas humanas.
O produto que analisamos e encontramos desajustes foi na percepção de qual é a pressão ideal para os pneus dos motociclos, pois essa útil informação não está presente neste meio de transporte.
O problema...
Valor da pressão nos carros
Valor da pressão nas motas
O problema...
Nas motas, a informação da pressão ideal dos pneus está apenas no manual da mota, mas apesar de não ser em todas, algumas motas tem informação no próprio pneu. O que muita gente não sabe é que o valor que está lá contido é a pressão máxima e não a ideal.
Caso se utilize a pressão máxima indicada no pneu, ele poderá sofrer um desgaste mais rapidamente e compromete a segurança do motociclista.
resumindo...
PROBLEMA
Percepção
Rapidez de processamento nção à informação dada.
Ate
A proposta para a SOLUÇÃO!
O segundo passo neste processo de trabalho foi elaborar uma proposta de solução para o problema encontrado.
A nossa proposta foi inserir um adesivo que ficasse num local estratégico e de fácil visibilidade sem estragar a estética do veiculo onde tivesse inserido todas as informações necessárias para motociclista sobre a sua mota.