Downhill
É uma modalidade do Mountain Bike que significa: Descida de Montanha. Atualmente não se pensa em praticar DH, principalmente em competições, sem uma bike com um quadro preparado para aguentar grandes impactos, com suspensões de no mínimo 170 mm de curso tanto na roda traseira como na dianteira, freios a disco de acionamento hidráulico (fluído de freio, ao invés de cabos de aço) e pneus largos com compostos macios para maior aderência ao terreno.
Aliás, o desenho dos pneus difere conforme o terreno a ser utilizado, como terreno seco ou molhado/lama. Além disso, na bicicleta de DH não existe o câmbio dianteiro. No seu lugar é instalado uma guia de corrente, que tem a missão de manter a transmissão funcionando apesar de todas as trepidações que a pista transmite à bike.
Por ser uma modalidade extrema é necessário o uso de equipamentos proteção como capacete, coletes, joelheiras, luvas, coto veleiras entre outros. Basicamente são os mesmos equipamentos de proteção usado no MotoCross.
Esse esporte é praticado em terrenos com declives muito acentuados e acidentados e as pistas têm em média 4000 a 5000 metros de comprimento, englobando todo tipo de obstáculo possível para dificultar e testar a habilidade e coragem do atleta.
Nos campeonatos, cada piloto lança-se morro a baixo com intervalo de um minuto entre um e outro, sagrando-se vencedor o que fizer o percurso no menor tempo. Para se ter uma ideia da velocidade no trajeto, uma pista de 4000 metros é vencida em 4 a 5 minutos em média, muito rápidos se levado em conta às dificuldades apresentadas pelo terreno.
A competição de DH compreende somente descida, em trilhas com obstáculos naturais e artificiais (a UCI exige que os obstáculos naturais sejam grande maioria) com a distância mínima de 1,5km e de no máximo 3 km. O tempo mínimo de prova para cada atleta precisa ser de no mínimo 02h30min e no máximo 6 minutos, muito rápido se levado em conta às dificuldades apresentadas pelo terreno.