Ergonomia Cognitiva
Centro Tecnológico
Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção
Disciplina: Ergonomia Cognitiva
Professor: Francisco Fialho
A atividade mental
Segundo o modelo da Medicina Tradicional Chinesa
Maryangela Lopes Darella
Florianópolis, 2001
Resumo
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem aproximadamente 2000 anos de existência. O modelo de sua racionalidade que discute sua teoria básica apresenta muitas questões ainda parcial ou totalmente incompreendida pelo paradigma médico ocidental. O presente trabalho discute o modelo da Medicina Chinesa para as atividades mentais. Para isto inicia o trabalho discutindo os segmentos da teoria básica, que são necessários ao entendimento de Shen (Mente). Para a MTC as atividades mentais são coordenadas pelo sistema Xin (Coração). Porem todos os sistemas Zang (Órgãos) estão envolvidos com esta atividade, assim o sistema Gan (Fígado) relaciona-se com Hun, Fei (Pulmão) com Pó, Pi (Baço) com Yi e Shen (Rim) com Zhi. Cada um destes termos tem um significado especial relacionado ás atividades mentais.
Apresentação
A origem da Medicina Tradicional Chinesa remonta das comunidades tribais da sociedade primitiva chinesa. A teoria básica da Medicina Tradicional Chinesa surgiu da observação empírica das relações do homem com o meio ambiente. O homem primitivo chinês, observando os fenômenos que ocorrem na natureza conseguiu criar uma estrutura conceitual filosófica, que permeia até os dias atuais a cultura chinesa. Todo esse conteúdo filosófico foi transposto para o corpo humano dando origem aos conceitos filosóficos da teoria básica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
A MTC tem um corpo teórico-prático próprio na qual a anatomia, a fisiologia, a patologia, o diagnóstico, as causas das doenças, o tratamento e o prognóstico se interelacionam formando um modelo lógico explicativo tanto para a prevenção e manutenção da saúde como