ERGONOMIA COGNITIVA
Cognitiva
Conteúdo:
Histórico e conceitos básicos de Ergonomia Cognitiva.
Metas do módulo:
– Entender a definição, abrangência e objetivos da
Ergonomia Cognitiva.
– Identificar perspectivas de ação em Ergonômica
Cognitiva, enfatizando os fatores cognitivos intervenientes no sistema de trabalho.
– Aplicar métodos que identifiquem problemas relativos à carga/conteúdo de trabalho; viabilizando a implementação de recomendações para otimizar o desempenho humano.
Primeira definição de ergonomia:
A primeira definição de Ergonomia foi feita em 1857 na égide do movimento industrialista europeu. Esta definição foi feita por um cientista polonês, Wojciech Jarstembowsky numa perspectiva típica da época, de se entender a Ergonomia como uma ciência natural em um artigo intitulado “Ensaios de ergonomia, ou ciência do trabalho, baseada nas leis objetivas da ciência sobre a natureza”. Esta primeira definição estabelecia que:
A ergonomia como uma ciência do trabalho requer que entendamos a atividade humana em termos de esforço, pensamento, relacionamento e dedicação (Jastrzebowski,
1857).
KARWOWSKY (1991), assim descreve o texto pioneiro:
A partir de que Wojciech Jastrzebowski da Polônia (1857) definiu ergonomia juntando dois termos gregos ergon= trabalho e nomos= leis naturais, os pesquisadores têm procurado estabelecer as leis fundamentais baseadas nas quais este disciplina em desenvolvimento pode ser classificada como uma ciência6. O conceito de
Jastrzebowski para esta proposta trata da maneira de mobilizar quatro aspectos da natureza anímica, quais seriam a natureza físico-motora, a natureza estéticosensorial, a natureza mental-intelectual e a natureza espiritual-moral. Esta ciência do trabalho portanto significava a ciência do esforço, jogo, pensamento e devoção.
Uma das idéias básicas de Jastrzebowski é a proposição chave de que estes atributos
humanos