cassio
COESÃO
O texto é produzido através da organização de palavras que se unem, adequadamente, umas às outras.
Assim, os termos vão formando uma oração, e as orações vão constituir períodos.
Essa união ou ligação entre os elementos de um texto deve apresentar um sentido lógico, coerente; para isso é necessário observar as relações semânticas existentes entre eles. Na verdade, há uma relação de dependência entre os termos e as orações que se estabelece pela coordenação ou subordinação das idéias.
Um texto torna-se bem construído e coeso quando usamos os elementos gramaticais ou coesivos (conjunções, pronomes, preposições e advérbios), no interior das frases, de forma adequada. Se esses elementos de ligação forem mal empregados, o texto não apresentará noção de conjunto, ou ainda, sua linguagem se tornará ambígua e incoerente.
Portanto, a coesão refere-se à forma ou à superfície de um texto. Ela é mantida através de procedimentos gramaticais, isto é, pela escolha do conectivo adequado na conexão dos diversos enunciados que compõem um texto.
Leia o trecho a seguir e observe os elementos de coesão empregados pelo autor.
ABRE-TE, SÉSAMO!
A casa inteligente imaginada no MIT será impregnada por câmeras de vídeo, microfones, telões, caixas acústicas e sensores que farão parte da decoração. As câmeras, por exemplo, serão acionadas por um computador central para reconhecer cada um dos membros da família e rastreá-los em suas ações nos diferentes cômodos. Não bastasse, o sistema compreenderá sinais manuais e gestos de comando dos ocupantes da casa, tais como não e OK. Através dos microfones, o computador distinguirá igualmente comandos de voz. Assim, por exemplo, o filho mais velho, ao deitar-se na cama para dormir, simplesmente dirá: "Computador, me acorde às sete da manhã".