Fichamento do Texto: Crises Econômicas e Ondas Longas na Economia Mundial
Disciplina: Geografia Industrial
Professor: Naum
Aluna: Vanessa Schmidt Mattei
Fichamento do Texto: Crises Econômicas e Ondas Longas na Economia Mundial
SANTOS, Theotônio dos. Crises Econômicas e Ondas Longas na Economia Mundial. Texto para discussão. Série 1 - nº 5, 2002. 48 páginas.
página 2
Entre os temas que preocupam o mundo contemporâneo desde o século XIX, dos formuladores de política aos analistas econômicos, está a questão do ciclo econômico, das flutuações econômicas e das crises econômicas que se manifestam em períodos mais ou menos sucessivos e identificáveis nas economias nacionais e na economia mundial, seja nos países mais desenvolvidos ou seja no conjunto da economia mundial.
página 3
A questão das ondas longas se articula com uma visão mais global do funcionamento da economia mundial. Na sucessão dessas ondas longas identifica-se cada vez mais os períodos de retomada e crescimento econômico como períodos de incorporação maciça de inovações tecnológicas, em geral, introduzidas no período de depressão e de recuperação, e que se encontram em fase de difusão e expansão no período de crescimento.
As crises econômicas se referem a períodos de baixa produção, aumento de desemprego e queda dos negócios em geral.
O conceito de ciclo econômico está associado a uma certa regularidade e frequência das oscilações entre os períodos alternados de crescimento e descenso.
página 4
Marx foi o primeiro estudioso de economia que introduziu na visão econômica o fenômeno da reprodução.
página 5
O esquema teórico de Marx, portanto, parte dessa noção de que o próprio processo de circulação carrega dentro de si a possibilidade da crise, possibilidade que se fez real na história em várias circunstâncias.
Essa visão nos permite pensar o próprio movimento do capital como aquele que traz no seu interior as possibilidades da crise.
É evidente que nesses ciclos de rotação