ENVELHECIMENTO
As alterações cutâneas podem ser evidenciadas nas diferentes camadas da pele: epiderme; derme e hipoderme; dependem de fatores individuais, geneticamente determinados, onde interferem os ambientes externo e interno, aos quais a pele foi exposta durante a vida. O envelhecimento cutâneo é um fator que acomete todos os indivíduos, e os mesmos tendem a buscar vários artifícios na tentativa de retardar esse processo, para o seu bem estar físico e mental.
Envelhecimento da pele
Envelhecimento cronológico + fotoenvelhecimento + envelhecimento devido á diminuição hormonal + envelhecimento por doenças não controladas + envelhecimento por maus hábitos. Um envelhecimento saudável, com boa saúde e aparência física é diretamente proporcional ao controle de todas essas variantes.
O envelhecimento é classificado da seguinte maneira:
• Envelhecimento verdadeiro intrínseco: esperado (previsível inevitável e progressivo). Pode ser retardado, mas nunca parado. Este representa aquele comum aos órgãos, o envelhecimento causado pela idade é mais suave, lento e gradual, causando danos estéticos muito pequenos.
• Envelhecimento extrínseco ou fotoenvelhecimento: por exposição continuada, abusiva aos raios solares. A pele apresenta, precocemente, alterações comuns à pele senil, é mais intenso e evidente o foto envelhecimento é mais danoso e agressivo à superfície da pele, sendo responsável por modificações como rugas, engrossamento, manchas e o próprio câncer de pele. O fotoenvelhecimento não é intensificação do envelhecimento cronológico, mas têm características próprias muito diferentes do envelhecimento comum. Sendo assim, a pele vai apresentar