Equinodermos
Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos, e seus representantes mais conhecidos são as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar, além dos lírios, pepinos e serpentes-do-mar.
Estes animais encontram-se no reino Animalia, e são do filo Echinodermata.A Palavra Echinodermata ( echinos=espinho; derma=pele).
Pode se concluir então, que os equinodermos possuem espinhos na pele e esses espinhos, muito evidentes nos ouriços-do-mar, são formados por carbonato de cálcio e estão associados ao endoesqueleto.
Há neste filo aproximadamente 6000 espécies, encontradas fixas ou livres sobre rochas do litoral, ou ainda arrastando-se na areia do fundo do mar para coletar resíduos alimentares.
Características Gerais
O esqueleto dos equinodermos é interno recoberto pela epiderme, que é um epitélio simples. É completamente diferente daquele de todos os os demais invertebrados, pois origina-se da mesoderme. Chama-se então endoesqueleto mesodermal.
Ele está representado por placas calcárias fixas ou articuladas (móveis).
Tais placas podem ficar esparsas pelo corpo (pepinos) ou podem constituir uma resistente carapaça protetora (ouriços).
Além dos espinhos, a superfície do corpo dos equinodermos pode ocorrer uma estrutura chamada pedicelária.
As pedicelárias funcionam como verdadeiras pinças, retirando materiais estranhos que estejam no corpo do aimal, servindo também para a captura de pequenas presas.Algumas pedicelárias estão associadas a glândulas de veneno, servindo, assim, como elemento de defesa do animal.
Todos os equinodermos possuem um endoesqueleto formado por ossículos calcários.
A Simetria nos equinodermos, após a metamorfose, é pentarradiada, mas as larvas possuem simetria