Equilíbrio Químico
Entende-se o Equilíbrio Químico como uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, conseqüentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constante, ou seja,é quando atinge o equilíbrio quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam, e as concentrações dos reagentes e produtos permanecem inalteradas.
FATORES QUE DESLOCAM O EQUILÍBRIO QUÍMICO.
CONCENTRAÇÃO: Em um sistema em equilíbrio, o aumento na quantidade de qualquer participante favorece a reação que consome esse participante, e a diminuição de um componente irá favorecer a reação que forma esse componente.
TEMPERATURA: A temperatura exerce influência sobre a maioria das reações.
PRESSÃO: A variação da pressão só deslocará os equilíbrios que envolvem apenas substâncias gasosas.
Princípio de Le Chatellier
Um sistema em equilíbrio pode ser deslocado no sentido direto ou no sentido inverso, por meio de variações da temperatura, da pressão ou da concentração. Em 1888, Le Chatellier enunciou um princípio geral, muitas vezes chamado de princípio da fuga ante a força. Pelo Princípio de Le Chatellier, uma elevação da temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação, que produz um abaixamento da temperatura, portanto, no sentido da reação endotérmica (reação que absorve calor, H>0).
De acordo com o princípio de Le Chatellier, podemos afirmar que para um sistema em equilíbrio:
Um aumento de temperatura favorece o sentido da reação endotérmica;
Um abaixamento de temperatura favorece o sentido da reação exotérmica;
Um aumento de concentração de uma substância favorece o sentido da reação em que tal substância é consumida;
A retirada de alguma substância favorece o sentido da reação em que tal substância é produzida.
Contantes de Equilibrio Kc e Kp
Constante de equilíbrio em termos de concentração em quantidade de matéria, Kc é igual ao quociente entre o K ( direto) e o K