Equilíbrio Químico
O Equilibrio Químico é uma situação que ocorre quando a quantidade de reagentes e produtos não mudam com o tempo em uma reação química.
Exemplo: 2A + 3B ↔ 3C
Considere que A e B são os reagentes da reação e C é o produto. Olhando para a reação existem 2 mols de A e 3 mols de B...ao mesmo tempo irá existir sempre 3 mols de C, e com o passar do tempo essas quantidades em mols não irão se alterar.
Deslocamento de Equilíbrio
Quando o ser humano interfere nas reações químicas que estão em equilíbrio, ele altera a concentração das substâncias em equilíbrio. Fazendo isto, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio.
Exemplo: Se na situação do exemplo de cima, fosse adicionados mais quantidades de A e B...a tendência natural é a dessas substâncias reagirem para poder formar mais C e entrar em Equilibrio novamente. Nesse caso, dizemos que houve deslocamento da esquerda (reagentes) para a direita (produtos).
Se tivesse ocorrido o contrario, isto é, se mais quantidades de C fosse adicionados...a tendência natural seria a de C se transformar em A e B pra entrar em Equilíbrio novamente. Nesse caso, dizemos que houve deslocamento da direita (produtos) para a esquerda (reagentes).
Equilíbrio Iônico
Equilíbrio iônico é um caso particular de equilíbrio químico onde o sistema estudado é uma solução de água com íons dissolvidos. Atomos com cargas positivas e negativas.
Exemplo: HA ↔ H+ + A-
Perceba nessa situação que a substância HÁ se dissociou em dois íons: o cátion (positivo) H+ e o ânion (negativo) A-.
Existem diversos exemplos de equilíbrios iônicos como por exemplo quando o cloreto de sódio (sal de cozinha) é dissolvido em água formando os íons Na+ e Cl-.
NaCl ↔ Na+ + Cl-
Com a água, também ocorre a formação de equilíbrio iônico pois a água H2O, se dissocia em dois íons: o hidrogênio (H+) e a hidroxila (OH-), da seguinte maneira:
H2O ↔ H+ + OH-
pH e pOH
Conhecendo-se as quantidades de íons hidrogênio (H+) e