Equilíbrio iônico
O equilíbrio iônico é um caso particular de equilíbrio químico no qual, além de moléculas, estão presentes íons. Ocorre particularmente nos processos de dissociação de: I - ácidos fracos; II - bases fracas e III – água. Equilíbrio químico que se estabelece entre as moléculas não ionizadas e os íons resultantes da ionização. Nos ácidos e bases fortes a dissociação é quase completa, não ocorrendo, pois, um estado de equilíbrio. Ácidos fortes: HCl, HBr, HI, HNO3, H2SO4 . As Bases fortes são alcalinas e alcalino-terrosas.
Ex: Ácido forte: HCl (aq) H(aq)+ + Cl(aq)- Base forte: NaOH (aq) Na(aq)+ + OH(aq)-
* Dissociação de ácidos ou bases fracas
Nesse caso, ao ser dissolvido em água, haverá um predomínio de moléculas, ao contrário do que ocorreria para um ácido ou base forte.
Exemplos HCN (aq) H +(aq) + CN –(aq) Ka = 4,2.10-10
Para equilíbrios iônicos, Kc é denominado Ki (constante de ionização ou constante de dissociação iônica). Valores altos de Ki indicam eletrólitos fortes, enquanto valores baixos de Ki indicam eletrólitos fracos.
* Dissociação de água Produto iônico da água (Kw): A água pura apresenta uma condutividade elétrica definida, ainda que muito baixa, como consequência da sua habilidade de sofrer uma autodissociação, que pode ser escrita como:
H2O(l) + H2O(l) H3O+(aq) + OH-(aq) A condição do equilíbrio é dada por [H3O+][OH-] / [H2O]2. No entanto, como a concentração de moléculas de água é essencialmente constante, podemos simplificar a expressão, escrevendo apenas [H+][OH-], que é conhecida como Kw (constante de dissociação da água ou produto iônico da água). O valor dessa expressão é constante, e pode ser calculado experimentalmente. À temperatura de 25 oC, independentemente de a água ser destilada ou suja e lamacenta, o produto das concentrações de do íon H+ e do íon OH- é sempre constante e vale 1,0 x 10-14. A soma