equilíbrio iônico
1. OBJETIVOS
Observar e estudar a relação dos valores de pH com variação da concentração de H3O+, grau de ionização dos ácidos, comportamento de hidrólise de sais e as propriedades da solução tampão.
2. RESUMO
- Foram feitos diversos experimentos afim de aperfeiçoar e desenvolver o manejo de indicadores de pH. Começando por soluções com concentração diferentes, afim de avaliar o pH em cada tubo com concentrações diferentes.
Além de desenvolver o manejo de indicadores de pH de 0-5, 4-10 e 9-14, usou-se também indicadores como fenolftaleína e alaranjado de metila, além do verde de bromo-cresol.
Além de ter sido feito a relação dos valores de pH com variação de contração, foram estudadas o grau de ionização dos ácidos, comportamento de hidrólise de sais e as propriedades da solução tampão.
3. INTRODUÇÃO
- Segundo Sörensen, “p” significa – log, então podemos dizer que pH como sendo –log de H, ou –log da concentração molar de íons H+.
A equação que melhor defini a autoionização da água é:
Por isso H+ é a forma simplificada de representar o íon hidrônio, H3O+.
A constante de equilíbrio para essa equação é representada por Kw e é chamada de produto iônico da água. A uma temperatura de 25ºC vale 1x10-14 e é representada da seguinte forma:
Kw = [H+] x log [OH-].
Podemos reescrever a equação acima, log Kw = log [H+] + log [OH-], como log Kw = log 10-14 = -14, temos
14 = pH + pOH.
O pH a 25ºC pode variar entre 0 a 14. Para visualizar melhor estas relações de equilíbrio, criou-se uma tabela de pH entre 0 a 7 indica o meio ácido, pH igual a 7 indica o meio neutro, e pH na faixa entre 7 a 14, o meio básico.
A temperatura altera o valor de Kw e pode trazer pequenas alterações para os valores de pH.
4. MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 Materiais
Becker
Tubos de ensaio
Indicador de pH 0 - 5
Indicador de pH 4 – 10
Indicador de pH 9 - 14
Pipeta graduada 5 mL
Pipeta graduada 10 mL
Bico de Bunsen
Malha de