Equilibrio Ionico
Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
Curso de Farmácia
Disciplina de Química Geral
Profª. Katiúcia Mesquita
Equilíbrio Iônico
Carolina Sicco Diniz
Diogo Mali
Fermina Francesca Alves Vargas
Ligia Strelow
Vinicius Heling
Pelotas, 26 de novembro de 2014
Objetivo
a) medir o pH de uma solução utilizando-se de dois processos: indicadores visuais ácido-base e potenciômetro;
b) comparar os dois processos de medida de pH; e
c) efetuar cálculos com os valores de pH encontrados na determinação das constantes de equilíbrio Ka e Kb.
Introdução O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. É determinado pela concentração de íons Hidrogênio (H+).
As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH- (ácido) . Quando está básica, diz-se ao contrario, há uma maior concentração de íons OH-.
Os valores variam de 0 a 14, sendo que valores entre 0 e 7 são considerados ácidos (quanto mais próximo do 0 mais ácida é a solução), o 7 é dito neutro e valores de 7 a 14, básicos.
Os valores de pH podem ser medidos através de um aparelho chamado potenciometro, mas podemos medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores, substâncias que revelam a presença de íons hidrogênio livres em uma solução mudando de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH. Indicadores mudam de cor dentro de uma estreita faixa de pH (conhecida como zona de transição) por modificação de sua estrutura. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio. Normalmente, a variação do pH da solução varia a cor da solução, por exemplo, pelo acréscimo de mais