equilibrio ionico
Sabe-se que o equilíbrio em Química trata das reações reversíveis, isto é, aquelas que ocorrem tanto direta quanto inversamente, ao mesmo tempo. Quando falamos em equilíbrio iônico, estamos nos referindo a situações especiais de equilíbrio químico em que íons estão presentes nas reações reversíveis.
A ionização de ácidos e bases em solução aquosa são os casos mais importantes de equilíbrio iônico. Os ácidos, quando postos em contato com a água, se dissociam e produzem íons H+, as bases também se dissociam em solução aquosa, produzindo íons OH-. Veja alguns exemplos:
· ácido clorídrico: HCℓ H+ + Cℓ-
· hidróxido de sódio: NaOH Na+ + OH-
É muito raro que todas as moléculas dos ácidos e das bases sofram ionização em solução aquosa, normalmente, apenas uma parte delas é ionizada. Dessa forma, dizemos que cada ácido e cada base apresenta um grau de ionização, grandeza que determina a porcentagem das moléculas que foram ionizadas em solução aquosa. O grau de ionização é representado pela letra α e corresponde à razão da quantidade de moléculas ionizadas pela quantidade inicial de moléculas dissolvidas. Logo: α = nº de moléculas ionizadas / nº inicial de moléculas
O ácido clorídrico, por exemplo, tem um elevado grau de ionização: 92% das suas moléculas são ionizadas em solução aquosa. Já o ácido cianídrico (HCN), ao contrário, apresenta um baixo grau de ionização, pois, do total de suas moléculas em solução aquosa, apenas 4% se ionizam.
Assim como em outras situações de equilíbrio químico, no equilíbrio iônico também existe uma constante de equilíbrio, que é particularmente chamada de constante de ionização. Essa constante é representada por Ki, ou ainda, Ka (constante de acidez) para os ácidos e Kb (constante de basicidade) para as bases. Assim, teremos as seguintes constantes para os exemplos acima:
HCℓ (aq) H+ + Cℓ-
Ka = [H+][ Cℓ-]/[HCℓ]
NaOH(aq) Na+ + OH-
Kb =