TEMAS EXISTENCIALISTAS
EXISTENCIALISTA
S: CONCEITOS
FUNDAMNTAIS.
Júlia Mazetti de Oliveira
Lídia Cristina Bernal de Oliveira Silva
Tatiane Francine Brazão de Sousa
EXISTÊNCIA
Um dos principais temas existencialistas é a convergência da discussão filosófica sobre a existência, ao contrário de outros posicionamentos onde a essência era discutida em detrimento da outra. Etimologicamente o termo existência significa
‘’estar fora de”.
Os valores existencialistas é que irão determinar uma nova forma de vida e a inegável negação de outras formas existenciais.
Heidegger enumera o que denomina de categorias básicas da existência humana:
• Sentimento ou afetividade;
• Entendimento e linguagem.
Sartre não adotou essa definição de Heidegger, mas naturalmente aprova na rejeição das categorias tradicionais, enquanto consideradas aplicáveis aos seres humanos.
A condição humana, e isso é inegável, é que determina as agruras e infelicidades. O homem não poderia tornar-se feliz sem deixar de ser homem. Ou ainda nas palavras de Freud: É impossível fugir à impressão de que as pessoas comumente empregam falsos padrões de avaliação.
A partir do pensamento existencialista, temáticas que embora sempre fossem parte da existência, como morte, solidão, e outras tornaram-se passiveis de reflexão e aprofundamento diante das discussões que visam uma melhor compreensão da realidade humana.
A função dos valores existencialistas é libertar o homem dessas formas degeneradas e doentias de angustia. E é de Sartre uma das citações que melhor define a necessidade de uma redimensão da existência:
``.....o homem está condenado a ser livre``.
Condenado, porque não se criou a si próprio; e no entanto livre, porque uma vez lançado ao mundo é responsável por tudo, quanto fizer. E este passa a ser um dos principais valores existencialistas, a liberdade para assumir a totalidade dos próprios atos.
AUTENTICIDADE
A vida autentica é a que se baseia num