Equilibrio Químico
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Câmpus Medianeira
1. TÍTULO
Equilibrio Químico.
2. OBJETIVO
Verificar a influência da temperatura no equilíbrio quimico, a influência da concentração no equelíbrio químico, influência da concentração de íon hidrogênio (H+) no equilíbrio.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os equilíbrios químicos explicam grande número de fênomenos naturais e têm papeis importantes em muitos processos industriais.
Muitas reações químicas não se completam, ao invez disso, aproximam-se de um estado de equilíbrio no qual tanto os reagentes quantol os produtos estão presentes. Assim depois de certo período de tempo, essas reações parecem “parar” – as cores param de mudar, os gases param de desprender e assim por diante – antes que a reação se complete, levando uma mistura de reagentes e produtos.
O equlíbrio químico ocorre quando as reações opostas acontecem a velocidades iguais: a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual a velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos. Para que o equilíbrio ocorra, nem os reagentes nem os produtos podem escapar do sistema.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A partir do primeiro experimento podemos observar que houve influência de temperatura. O nitrato de chumbo (Pb(NO3)2) quando aquecido obteve uma cor mais escura, e contráriamente quando colocado em um béquer com gelo, sua cor ficou mais clara.
No segundo procedimento houve a influência da concentração. A partir da solução de tiocinato de amômio (NH4SCN), cloreto de ferro(III) (FeCL3) e de água destilada, ao adicionar 15 gotas de cloreto de de amônio em um tubo de ensaio que já está com a solução previamente citada, a solução ficou visivelmente mais clara, e em outro tubo de ensaio também contendo a primeira solução foram adicionados alguns cristais de tiocianato de amônio a solução ficou com uma mistura bem escura e claramente mais concentrada.
E por fim no