Alimentação Escolar
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
(PNAE)
ALUNAS: Elizete Dudek Marcos Robloski Rosi Cleia Danilau Rozinha Aparecida Dudek
TEMA: Alimentação Escolar
INTRODUÇÃO:
PNE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. Criado e implantado para atender e garantir a alimentação escolar dos alunos é uma política social e pública que atende, em caráter suplementar, alunos da Educação infantil, Ensino Fundamental e Entidades Filantrópicas. Parte-se da compreensão de que o Programa articula – se como emergente direito alimentar e com princípios que regem a educação brasileira especialmente a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e a oferta de padrões de qualidade na educação.
São por meio de repasse das verbas as entidades executoras que garante a alimentação escolar dos alunos matriculados. Sabendo se que ao longo dos anos vem sofrendo séries adaptações.
A alimentação escolar é uma oportunidade que o estado e município têm de intervir como ações de segurança alimentar e nutricional para beneficiar as crianças nesta perspectiva, salientar-se o papel da alimentação escolar como atrativos para permanência dos alunos nas escolas publicam. Quanto à qualidade higiênica sanitária dos alimentos fornecidos procura atender de melhor maneira possível, busca suprir necessidades nutricionais diárias das crianças, é relevante pelo fato de representar acesso à alimentação necessária ao crescimento e aprendizado, também fornecendo possibilidade do resgate de hábitos e costumes, importante para a identidade do aluno.
Os recursos do PNAE destinados à compra da merenda escolar representa para a comunidade uma possibilidade de desenvolvimento através da agricultura familiar onde às escolas estão cada vez mais, servindo alimentos ricos em fibras e nutrientes.
ANALISE DOS DADOS: O preparo das refeições é feito de forma priorizando