tradução artigo de quimica
Revisados
Equilíbrio Químico VI. Soluções Tampão
Adon A. Gordus A Universidade de Michigan, Ann Arbor, MI 48109 Neste artigo na série ¹ em equilíbrio químico consideramos a condicãol do uso de autorização da equação de Henderson-Hasselbalch para descrever a mistura titulação na região de tampão de uma titulação ácido fraco-base forte. Discutimos também a região, após o último ponto de equivalência na titulação. A região tamponante A maioria dos textos introdutórios (especialmente textos bioquímicos) utilizam a equação de Henderson-Hasselbalch para descrever a mistura existente na região de tampão intermédio da titulação de um ácido fraco com uma base forte. Esta expressão é estritamente válida apenas para uma gama limitada de concentrações e valores de Ka. Podemos mostrar isto começando com o equilíbrio termodinâmico constante para um ácido fraco. Definimos as soluções como consistindo de Ca M HA e M Ccb A-(onde o cb subscrito refere-se a base conjugada). Estas são as concentrações antes de quaisquer mudanças que possam ser necessários para estabelecer o equilíbrio. A mistura de equilíbrio tem concentração de [HA] e [A-]. A constante de equilíbrio termodinâmico é: (1)
Sempre que um denota a atividade das espécies. Se assumirmos que as soluções é ideal, então: (2) Se ainda assumirmos que não há nenhuma mudança necessária para estabelecer o equilíbrio ( por exemplo, que se dissocia HA inferior a 1% e que contribui com menos de 1% para a concentração de Ccb, ou menos de 1% de A- sofre hidrólise, e menos de 1% para a concentração de Ca), e em seguida, [HA]= Ca e [A-]=Ccb de:
Figura 1. Regiões mais whitch várias equações simplificadas são válidos para a mistura composta de titulação de Ca + MHA Ccb MNAA. As linhas contínuas