Equilibrio quimico
BAC009 – QUÍMICA – EXPERIMENTAL
EQUILÍBRIO QUÍMICO
Turma: PB
Disciplina: Química Prática
Itabira-MG
10/05/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – CAMPUS ITABIRA
EQUILÍBRIO QUÍMICO
Relatório apresentado para avaliação na disciplina de Química Prática, do Curso Engenharia da Mobilidade e Produção da Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira, ministrado pelo professor Francisco Moura.
Itabira - MG
10/05/2013
RESUMO Na quarta aula prática de química da Turma PB, a proposta dada teve como objetivo analisarmos o que acontece com as substâncias envolvidas em uma reação química após entrarem em equilíbrio químico com o passar do tempo. Para isso, o experimento foi dividido em duas etapas; na primeira etapa foi feita uma solução de FeCl3, NH4SCN e água destilada. Esta solução foi dividida em quatro tubos de ensaio. Um tubo foi mantido sem adição de nenhuma outra substância, e os outros três foram adicionados substâncias diferentes para que fosse possível a comparação da coloração após o equilíbrio. Na segunda etapa, a comparação da coloração se deu de dois em dois tubos de ensaio com outra solução diferente da primeira.
INTRODUÇÃO As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. Por exemplo, quando queimamos uma folha de papel essa passa a não existir mais, de forma que é impossível recuperar sua forma original. Esse tipo de reação se classifica como irreversível. Em contrapartida, existem as reações reversíveis, onde os produtos podem se converter à forma inicial, elas podem ocorrer em processos químicos e físicos e são identificadas pela seta dupla: Se você colocar água líquida em um recipiente fechado vai ter uma