Filosofia
Foi um período iniciado em 323 a.c. e se desenvolveu até 30 a.c.. Era a concretização de um objetivo de Alexandre ‘’O grande’, que visava difundir a cultura grega em territórios conquistados. Etoicismo, o centro do universo é o lugar. Epicurismo, a liberdade é o melhor caminho para enfrentar o medo. Ceticismo, não crer em nada sem que haja provas, não há verdade absoluta.
1) Apresente e explique o jusnaturalismo pré-socrático e sua influência ou não sobre Sócrates.
Para o homem cosmo era a natureza, ou seja, o conjunto entre a matéria e o movimento. Em que os elementos naturais visavam a liberdade e o pensamento filosófico/ racional. Sócrates, não se influenciou por tal método pré-socrático, pois ele buscava a verdade sobre as coisas. Logo, para Sócrates a verdadeira verdade é estabelecida por meio do conhecimento próprio, pois conhecendo e refletindo sobre a fé é possível encontrar a verdade.
2) Apresente e explique o positivismo sofista e sua influência ou não sobre Sócrates.
O positivismo sofista diz que ‘’é possível não falar daquilo que não se deve calar’’ e, portanto, as idéias e as opiniões são todas iguais. O positivismo é um rotulo novo para uma nova base de desenvolvimento do empirismo. Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Ele foi influenciado pelo pensamento positivista e seu método de transmissão é o conhecimento e a sabedoria, o dialogo. Através da palavra ele tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo.
3) Apresente e explique o sentido epistemológico e ético do mito da caverna.
O mito da caverna significa o mundo em que vivemos. As sombras das estatuetas são as coisas matérias e sensórias que percebemos. O prisioneiro que se liberta e sai da caverna é considerado o filósofo. Existem inúmeros modos de conhecer a vida, porém muitas vezes são limitadas por meios sociais ou oligarquias.