equidade
Concluímos com este trabalho que a Equidade é de suma importância para a produtividade e bem-estar nos relacionamentos interpessoais, visando proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso, produtivo e também de respeito para com o próximo.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é trazer para sala de aula um assunto que muitas vezes passamos ou assistimos no nosso ambiente de trabalho e muitas vezes não entendemos ou não prestamos atenção.
Assim, a partir de agora, teremos a oportunidade de entender um pouco melhor dessa teoria e se ela poderá nos trazer algum beneficio, ou um pouco mais de compreensão para melhor lidarmos com o caso.
Definição:
Equidade é uma teoria sobre motivação, que parte do principio que todo esforço deve ser sua justa compensação. Falando então sobre relação laboral, esse assunto torna-se imprescindível para que haja não só um ambiente produtivo, mas de relações saudáveis.
Para a pessoa não basta ser só recompensada, ela deve ter seu valor reconhecido no mesmo nível que seus pares. Se esse reconhecimento (que pode ser demonstrado através de gratificação financeira, reconhecimento público, promoção, transferência para um setor melhor) vier aquém do esperado, observa-se a tendência para a queda de produtividade.
Se, por outro lado houver um reconhecimento acima do esperado, observa-se, então, um aumento no nível de produtividade, pelo menos á curto prazo, pois com o passar do tempo, a tendência é entender que merece de fato aquele salário acima da media de seus pares e manter a produtividade no nível anterior.
Estamos a tratar sobre o sistema de troca, onde o colaborador oferece seu esforço, mas também espera ver seu trabalho reconhecido. Mas a questão crucial é: será que o que o empregador tem por justa compensação é o que o empregado entende também?Ou seja, só quem contribuiu com o seu esforço pode dizer o quanto esse vale.
Teoria da Equidade: Em 1963, John Stacy Adams, psicólogo