Equações diferenciais ordinarias
A produção da cerveja possui três etapas básicas: mostura, fervura e fermentação.
Mostura: Possui a duração em torno de 2 a 5 horas e tem a função de extrair os açúcares fermentáveis e outros componentes importantes do malte.
1. Primeiramente o malte é moído, depois misturado à água quente, permanecendo a uma temperatura da aproximadamente 65°C. Depois disso, a água rica em açúcares (mosto) é retirada e o que restou do malte moído é lavado com água quente para extrair o restante do açúcar presente.
Malteação: Essa é a primeira etapa para produção de uma boa cerveja. Tal etapa consiste em iniciar o processo de germinação dos grãos dos cereais.
Para germinar os grãos, eles são umedecidos, e assim que o processo inicia, são secos e torrados. Essa etapa que surge a diferenciação entre os diversos grãos. A escolha do tipo de malte que definirá os aromas e sabores e principalmente a cor da cerveja (um malte mais torrado deixará a cerveja mais escura, enquanto um malte menos torrado, deixará a cerveja mais clara).
(http://www.engenhariadacerveja.com.br/wp-content/uploads/2012/12/Cor_malte_influencia.jpg )
Fervura
O mosto é fervido na caldeira de fervura (duração em média de 1 a 2 horas). Durante a fervura, o lúpulo é adicionado em momentos variados, com a finalidade de conferir amargor, paladar e aroma que o cervejeiro deseja. No final da fervura, o mosto é separado do lúpulo e resfriado, sendo preparado para a fermentação.
(http://www.obagastronomia.com.br/cerveja-artesanal-gaudenbier/)
Fermentação
O fermento é adicionado ao mosto para iniciar a fermentação e transformá-la em cerveja. A fermentação dura em média de 5 a 10 dias às temperaturas de 16 a 21°C. No final da fermentação, a cerveja é carbonatada e envasada.
Existem vários outros tipos de produção de cerveja, como adição de outros “temperos”, porém esse é um processo básico e resumido de sua produção.