Enzimas
As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Com exceção de um pequeno grupo de moléculas de RNA, todas as enzimas são proteínas. Elas possuem alto poder catalítico. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas. (Voet et al, 2002) Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem participar dela como reagente ou produto. São consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular. (Lehninger, 1995)
Formam a mais numerosa classe de proteínas. A produção de uma enzima, pelos ribossomos das células, está subordinada ao controle do DNA. É através da produção de enzimas específicas que o DNA comanda todo o metabolismo celular. Sendo proteínas, quando são submetidas a fatores capazes de alterar a sua configuração espacial natural, elas podem perder as suas propriedades catalíticas. (McElroy,1971)
As enzimas convertem uma substancia, chamada substrato, em outra denominada produto, e são especificas para a reação que catalisam, sem serem consumidas durante o processo. (Gallo,2013; McElroy,1971)
NOMECLATURA DAS ENZIMAS
As enzimas são denominadas de varias maneiras, que, do ponto de vista químico, são muito pouco informativos. Por esta razão, e também devido à descoberta de novas enzimas, foi proposta uma classificação sistemática recomendada por uma comissão internacional de especialistas no estudo de tais macromoléculas, conhecida como IUBMB (União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular). (Gallo,2013; Voet et al, 2002) De acordo com esta sistemática, cada enzima é designada por um Nome Recomendado, usualmente pequeno e apropriado para o uso diário é feita pela adição do sufixo ase ao nome do substrato, um