Enzimas
Por exemplo, a maioria das dietas inclui o vinagre, que resulta de uma fermentação mista do vinho, pelas leveduras e depois pela bactéria do ácido acético. Esta última cresce espontaneamente quando o vinho é exposto ao ar, mas na produção comercial envolve o uso de “tanques” de vinagre. A palavra vinagre deriva de “vin” “aigre” (do francês, vinho azedo). Não é apenas o vinho, mas também qualquer bebida alcoólica pode ser usada como base – por exemplo, o vinagre de malte da cerveja – tal como algumas frutas (framboesas, maçãs), verduras ou xaropes.
Resumindo, os microrganismos benéficos sã importantes elementos do processamento alimentar. Sem etes, a nossa dieta perderia o sabor, a variedade e seria meno nutritiva.
É VERDADE QUE A INGESTÃO DE PROBIÓTICOS PREVINE O CÂNCER?
Pesquisas comprovaram que alimentos com lactobacilos são eficientes na prevenção de doenças relacionadas ao intestino. É que o leite fermentado e produtos afins estimulam o organismo na produção de células de defesa, o que auxilia na proteção contra doenças. Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, realizada pelo nutricionista Manfrede Kroger, concluiu que o número de células cancerosas de 30 pacientes que participaram do estudo não aumentou depois que eles passaram a ingerir dois copos de iogurte por dia, durante um mês. De concreto, sabe-se que quando a flora intestinal não está saudável, isso desencadeia males como diabetes, colite, fadiga e até mesmo candidíase (fungo que prov oca corrimento espesso, coceira e irritação), e aparece quando o organismo está debilitado, com baixa imunidade.
A INGESTÃO DE LACTOBACILOS AUXILIA NA PERDA DE PESO?
Sim. Os lactobacilos vivos ajudam na perda e na manutenção do peso porque fortalecem a parede do intestino. Ao contrário disso, quando a parede está muito fraca, acaba ficando mais permeável aos macronutrientes e as proteínas, o que faz a pessoa engordar mesmo quando como uma quantidade