Automação, sustentabilidade e estatística
Estatística
AUTOMAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Fabrício Hermont
Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo que hoje permeia, com todos os seus nuances, nossos ambientes de trabalho, lares, escolas e em muitos outros grupos organizados, como um verdadeiro popstar, trazendo consigo o senso da responsabilidade e de uma busca, por uma sociedade globalizada, consciente de suas ações e de sua interdependência.
A evolução do conceito de sustentabilidade particularmente chama muita atenção e se faz necessário para orientar ou motivar aqueles que de maneira direta ou indireta estão envolvidos com projetos auto-sustentáveis, ou são formadores de opinião.
Mas afinal, como é definida a sustentabilidade? Uma busca rápida no dicionário não ajuda muito:
Fig.1: Definição padrão de Sustentabilidade
Isso talvez nos leve a refletir sobre conceitos mais básicos, como a manutenção do equilíbrio ambiental ou então de ações de responsabilidade social entre outras idéias. Veremos a seguir como esses diversos assuntos culminaram no conceito de desenvolvimento sustentável e como a automação e o controle tem papel fundamental na implementação e manutenção da sustentabilidade.
Fig.2: Os efeitos da insustentabilidade
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_dGG1dj-UFy8/S9Hn-0jXmII/AAAAAAAACt0/zf1mEC7HDAI/s1600/urso.jp
Um Esforço Mundial
A idéia de sustentabilidade e estudos desconexos começaram a ter força política ao final dos anos 60, com a criação do Clube de Roma. O grupo, formado por pessoas importantes nos mais diversos setores e países, iniciou o patrocínio de estudos e pesquisas avançadas relacionadas ao crescimento econômico rentável e sustentável.
O primeiro resultado dessa iniciativa foi a publicação em 1972 do relatório encomendado aos pesquisadores do MIT chamado – "Os limites do crescimento" – que tratava de pontos cruciais para o desenvolvimento da humanidade como energia, poluição, saneamento, saúde, ambiente, tecnologia e crescimento