relatório parcial de estágio
Edvaldo José Barros Queiroz (edqueiroz@globo.com)
RESUMO (10 LINHAS NO MÍNIMO, LEMBRANDO QUE PODERÁ APRESENTAR O ABSTRACT)
As pequenas e médias organizações têm se esforçado para investir em softwares de automação comercial. As empresas especializadas nesses sistemas apresentam softwares adequados às mudanças apresentadas no ambiente competitivo. Por isso, existe relevância em investigar o impacto da implantação da automação na cultura num segmento farmacêutico, segundo os participantes deste contexto empresarial. O estudo analisa este contexto com o Modelo de Análise Cultural de Schneider (1996) que utiliza um modelo sistemático de tomada de decisões, verificando os fatos e procurando atender às características de cada organização. Os resultados demonstram necessidades de ajustes aos processos operacionais, desenvolvimento das habilidades dos profissionais atuantes na organização, necessidades de investimentos em automação e a possibilidade de diminuição no tempo de atendimento.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Cultura Organizacional; Software de automação; Segmento farmacêutico; Padronização de processos.
1 INTRODUÇÃO (APRESENTAÇÃO DO ESTUDO, DESCREVENDO RESOLUÇÃO DA PROBLEMÁTICA E OBJETIVOS, ALÉM DA RELEVÂNCIA DO TEMA COM A RESPECTIVA JUSTIFICATIVA)
Existem motivos para apresentar e/ou propuser um modelo que estruture as organizações num atendimento com eficiência e eficácia em pequenos e médios pontos de vendas do segmento farmacêutico. Diante do fato, micro e pequenas organizações precisam identificar valores e constituir atitudes que venham a formar parâmetros para uma Cultura Organizacional (CO) com a identidade na atuação comercial, estruturando um modelo de atendimento focado no perfil do cliente, estabelecendo um entendimento adequado na região de atuação, e principalmente, uma adequação aos novos