Enzimas
Introdução:
Enzimas são proteínas que catalisam uma reação química especifica As enzimas convertem uma substância, chamada de substrato, noutra denominada produto, e são extremamente específicas para a reação que catalisam. Isso significa que, em geral, uma enzima catalisa um e só um tipo de reação química. Consequentemente, o tipo de enzimas encontradas numa célula determina o tipo de metabolismo que a célula efetua.
Enzima Amilase Salivar é uma enzima da saliva, que em pH neutro, ou ligeiramente alcalino, digere parcialmente o amido e converte-o em glicose. É na boca, com a ptialina da saliva, que começa a digestão química dos polissacarídeos ingeridos.
A água umedece o alimento, o muco lubrifica-o e a amilase catalisa a hidrólise do amido que o transforma em moléculas de açúcares mais simples (oligossacarídeos e monossacarídeos).
Nesta prática foi verificada a reação química da enzima da saliva, que é capaz de hidrollisar o amido, onde a velocidade da reação está relacionada com fatores de reação química como: temperatura, pH e concentração de substrato e da enzima.
Materiais e métodos
Material utilizado:
0,5 ml de Saliva
5 ml de água destilada
Lugol
5 ml de amido
2 ml de tampão fosfato (pH 6.8)
2 ml de NaCL 0,9%
11 Tubos
Métodos:
Preparação da Saliva: saliva (5 ml) + água destilada (5 ml ) que foram misturados em um Béquer;
Preparação da solução reação: Foi misturado em um Béquer - 5 ml de amido,
2 ml de tampão fosfato (pH 6.8) e 2 ml de NaCL 0,9%.
No Tubo B foi adicionado 2 gotas desta solução.
Preparação dos 11 tubos: Nomeamos um dos tubos de B e numeramos de 1 a 10 o restante. Foi adicionado a cada tubo – 2 ml de água destilada + 2 gotas de lugol;
Após as preparações acima foram adicionados aos 10 tubos:
2 gotas da solução da Saliva no Tubo 1 e após 1 minuto foi adicionado novamente 2 gotas da solução da Saliva no Tubo 2. Este processo foi repetido sucessivamente, em