Fmi - fundo monetario internacional
Neste trabalho trazemos as informações referente ao Fundo Monetário Internacional (FMI) como, por exemplo, sua data de formação, seu objetivo, suas funções e qual a sua influencia na economia contemporânea.
Também comentamos sobre quem tomam as decisões no FMI e os problemas que o mesmo enfrentou.
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
O fundo monetário internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de cambio e da balança de pagamento, através de assistência técnica e financeira.
Sua criação ocorreu pouco antes da segunda guerra mundial, em 22 de julho de 1944, representado inicialmente com 45 países em Bretton Woods, nos EUA. Atualmente conta com mais de 187 nações, sua cede é em Washington, DC, Estados Unidos.
O FMI como agência instrumentalizadora do novo sistema monetário internacional deveria, fundamentalmente, perseguir os seguintes propósitos: instaurar o padrão ouro-dolar, implantar políticas e mecanismos de ajustamentos das balanças de pagamento, criar um fundo financeiro para dar sustentação aos necessários processos de ajuste. As condições para o impulso inicial das atividades do FMI não foram favoráveis, de sorte que aquela instituição praticamente não funcionou nos seus primeiros dez anos de existência, somente vai tornasse mais evidente a partir dos 50 anos, no quadro de uma crise inflacionária e de dificuldades das balanças de pagamentos em vários países subdesenvolvidos que recorreram aquela agencia em busca de financiamentos.
O FMI engloba os seguintes objetivos essenciais:
Promover o crescimento e as relações de equilíbrio do comercio mundial, por meio, principalmente, de um regime de estabilidade cambial e apoio financeiro aos países dificuldades em seus balanços de pagamento;
Atuar como mecanismo coordenador, regulador e assessor das políticas monetárias e econômicas adotadas pelas diversas