Envie presentes para estes membros
Química
Alumínio
Etapa 1
Integrantes: Ra:
O Alumínio
O alumínio é obtido a partir de um minério chamado bauxita, descoberto na cidade francesa de Les Baux. Um cientista francês, Henry Sainte-Claire Deville, foi o responsável por tirar o alumínio dos laboratórios e possibilitar sua produção em maior escala, reduzindo assim seu preço. Em 1854, o cientista conseguiu a primeira obtenção industrial do alumínio por processo químico - usando cloreto duplo de alumínio e sódio fundido.
A grande mudança aconteceu somente em 1886, com o americano Charles Martin Hall e o francês Paul Louis Toussaint Héroult, que descobriram e patentearam, quase simultaneamente, o processo de obtenção de alumínio por meio de corrente elétrica. Pela incrível coincidência, pois os dois cientistas não se conheciam, o processo eletrolítico ficou conhecido como Hall-Heróult e permitiu o estabelecimento da moderna indústria do alumínio.Para sua fabricação, é necessário separar os elementos que compõem a bauxita da alumina.
Obtém-se a alumina, um pó branco, bem parecido com o açúcar refinado. Após uma série de processos químicos, chega-se ao alumínio: metal nobre, 100% e infinitamente reciclável. Suas aplicações são igualmente incontáveis: da fabricação de panelas, janelas e telhas a carrocerias e peças de carros, barcos e aeronaves, de equipamentos eletrônicos a objetos de decoração, além de matéria-prima para a indústria aeronáutica e aeroespacial e para a indústria de latas de bebidas.
Características do alumínio
Peso
O alumínio tem uma densidade de 2,7 g/cm3, aproximadamente um terço da densidade do aço.
Resistência
As ligas de alumínio têm normalmente uma resistência à tração de 70 a700 Mpa. A gama para as ligas utilizadas em extrusão é de 150 a 300 Mpa. Ao contrário do que sucede com a maioria dos aços, o alumínio não se torna quebradiço a baixas