O objetivo da contabilidade
Na contabilidade o objeto é sempre o patrimônio de uma entidade definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros dentro de um conjunto de pessoas física e jurídica nas sociedades ou instituição de qualquer natureza independentemente de sua finalidade pode ou não incluir o lucro.
Tendo como característica cada grupo principal de usuário para avaliar a situação econômica e financeira da entidade no sentido estabelecido, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras em ambas às avaliações, ou seja, para a importância da demonstração contábil constituíram elemento necessário.
• Informação de natureza econômica e financeira – Segundo há contabilidade, o movimento despesas e receitas e o capital do acionista são dimensões econômicas, enquanto o fluxo de caixa e as mutações do capital de giro constituem-se os aspectos da informação de natureza financeira.
• Informação de natureza física e produtividade – A informação monetária devera ser ilustrada com mensurações físicas: quantidade de produto de serviços elaborado, quantidades de clientes, evolução do desempenho produtivo e sua rotação de faturamento e outros elementos quantitativos não monetários que auxiliem da melhor forma a compreensão do desempenho da entidade.
Dentro da entidade a verdade da contabilidade é um instrumento útil para tomada de decisões pelo o usuário.
Entende-se que numa empresa ela vende um ativo, assume o compromisso de esperar a contabilização de uma operação de financiamento (essência) e não de compra e venda (forma).
Observação: |6
Alguns exemplos na falta de informação contábeis.
• Deficiências estruturais do modelo informativo contábil para tal tipo de decisão.
• Restrições e limitações do próprio usuário.
• Baixa credibilidade por parte do usuário.
• Falha de comunicação e evidenciação