Objetivos da contabilidade
Os objetivos representam os motivos pelos quais determinada atividade é desenvolvida. São por eles que se organizam estratégias, se definem as metas e procedimentos para alcançar o que fora proposto. Assim como as demais áreas de conhecimento, a Contabilidade desenvolveu-se buscando desenvolver aos anseios da sociedade, tendo como objetivo gerar informações para o controle e tomada de decisões. No que se trata em gerar informações, a Contabilidade propicia o registro, a síntese, a análise e a interpretação das transações que ocorrem no patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, levando para o processo decisório do usuário, que são as pessoas ou entidades que necessitam e esperam alguma informação contábil para tomadas de decisões.
Este resultado se dá através de informações extraídas de documentos como notas fiscais, contratos, requisições, etc, que sintetizados apresentam aos usuários na forma de relatórios contábeis de forma a facilitar informações oportunas para tomada de decisões, sempre respeitando modelo decisório de cada usuário.
Nesse contexto a linguagem e o processo de abordagem é o caminho mais curto para que o objetivo da Contabilidade possa ser atingido em sua plenitude.
EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE Não se pode precisar a época em que se iniciou a contabilidade. A partir do momento que o homem passou a possuir bens, houve consequentemente a necessidade de controlar esses bens. Teve um desenvolvimento extraordinário na Europa a partir do século XIII até o início do século XX, pois o continente experimentou um excepcional desenvolvimento comercial. A Contabilidade é uma área de conhecimento cuja evolução sempre esteve associada ao desenvolvimento das atividades mercantis, econômica e sociais.
Frei Luca Pacioli, através de sua obra, divulgou o método das partidas dobradas. Com esta divulgação, a escola italiana ganhou grande impulso e se espalhou por toda a Europa, gerando um desenvolvimento de várias correntes