Objetivos da Contabilidade
O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer interferências sobre suas tendências futuras. Os Princípios Contábeis são inerentes à própria Ciência Contábil e existem independentemente do desejo ou da escolha por parte daqueles estudiosos. Precisam ser identificados e respeitados para que a Contabilidade possa atingir os objetivos colocando à disposição dos usuários informações contábeis úteis e relevantes, capazes de suprir as necessidades dos que delas têm carência. Os objetivos devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.
A Contabilidade realiza os seus objetivos por meio de informações aos usuários das Demonstrações Contábeis. Tais informações possuem características próprias, que as definem e as tornam úteis as reais finalidades de informar. Para tanto, tais características devem assemelhar-se às dos Princípios e normas contábeis sendo, portanto, componentes que tornam útil a informação no momento de se fazer a opção quanto a divulgação de um fato contábil.
Para isso, as empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a avaliação adequada à situação patrimonial. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou em Quadros Complementares.
As Notas Explicativas formam um complemento às Demonstrações Contábeis, tornando-se parte integrante, acrescentando informações que por algum motivo não foram evidenciadas nas Demonstrações Contábeis.
A Contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma. É uma ciência social, mas quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. Através de suas avaliações do progresso das entidades permite-se conhecer-se a posição de rentabilidade financeira, e de