envelhecimento do idoso
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A história política brasileira é engendrada pelo signo de rupturas, no entanto, também por muitas recorrências: corrupção, escândalos, fraudes, prerrogativas pessoais, desvio de dinheiro público, dentre um elencar complexo de problemas muito graves. Diante da conjuntura, impera a impunidade, pois, infelizmente, os brasileiros adotam concepções e atitudes generalizadas, assumindo um comportamento de profundo desinteresse e distanciamento diante das questões de dimensão política, o que contribui para a conservação de um sistema corrompido. Esse texto versará, também, sobre o verdadeiro significado da política, que, infelizmente, é desconfigurado e deturpado, acarretando descrença e falta de expectativas em relação a essa arte. Além disso, destaca-se o papel da mídia e da imprensa, que esporadicamente são neutras e, muitas vezes, são usadas como aparatos a favor do político para manipular a opinião pública.
2 DESENVOLVIMENTO
Em geral, e lastimavelmente, muitas pessoas definem a “política” de forma bastante depreciativa. Em uma pesquisa com 10 pessoas- grupo composto por indivíduos de baixa escolaridade, não alfabetizados e com instrução superior- sobre o termo política, as concepções foram do tipo: “não gosto de política, porque todos os políticos são corruptos”; “é sinônimo de desonestidade e corrupção”; “é um assunto muito sórdido”, entre outras conotações semelhantes. Essas respostas banais representam a concepção das pessoas sobre a política e, mormente, denunciam o estado apocalíptico da mesma.
O cenário atual da organização política brasileira eclode na mídia: os políticos fazendo uso indevido de bens sociais, práticas ilícitas, de desvio de recursos.
No ano de 2005, emergiu a revelação de um monstruoso esquema de