PROJETO DE PESQUISA: AMPARO AO IDOSO PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
3.OBJETIVOS 5
3.1 Objetivo Geral 5
3.2 Objetivos Específicos 5
4 JUSTIFICATIVA 6
5 METODOLOGIA 6
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
7 CRONOGRAMA 7
8 ORÇAMENTO 7
9 RESULTADOS ESPERADOS 8
10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERENCIAS CONSULTADAS 10
1 INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa tem como tema principal “Auto estima ao idoso para um envelhecimento saudável” o processo de envelhecimento é motivo de preocupações desde o inicio da civilização e sua relação com a auto estima. Os livros de gerontologia afirmam que esta última etapa da vida quando associada à fragilidade física, psicológica e de personalidade afeta a auto-estima do idoso. Porém, a literatura referente a este construto confronta-se entre aqueles que defendem que a auto-estima pode ser decorrente de períodos e situações específica e aqueles que afirmam que a auto-estima é estável e permanente durante o ciclo vital.
É importante estimularmos a auto-estima dos idosos, independente se ele estiver passando por um processo de envelhecimento saudável ou patológico.
Um idoso com uma boa auto-estima consegue passar melhor pelos declínios do processo de envelhecimento, encontrando em cada etapa do seu ciclo vital mais potencialidades que limitações, mesmo quando a idade já estiver avançada. Um idoso saudável pode cuidar de sua aparência física, dedicar um tempo para fazer coisas que gosta, aprender coisas novas e para lançar mão de uma virtude atingida com o passar dos anos: a sabedoria.
Apesar dos esforços despendidos para garantir uma velhice cada vez mais ativa e saudável, a maioria dos idosos experimenta alguma fragilidade nessa fase. A doença traz consigo um fator emocional de regressão, no sentido de acentuar sentimentos de fragilidade, de dependência, de insegurança.
Conhecer a realidade que o idoso mantém com seu corpo e as implicações disto na sua auto-estima são fundamentais para que