o Idoso e o envelhecimento
1 INTRODUÇÃO 4 2 DESENVOLVIMENTO 5
1 INTRODUÇÃO
O trabalho abaixo apresentado à disciplina de Atividades Interdisciplinares fará uma abordagem sobre “o Envelhecimento Populacional e o impacto na Política de Saúde frente ao sistema único do SUS” e entre outras abordagens em relação ao Idoso entre o Envelhecimento e a velhice, envelhecimento demográfico, processos de envelhecimento nas dimensões individuais e sociais.
Veremos as doenças e problemas que mais atingem aos idosos, as mais comuns no dia a dia, o processo de envelhecimento como se dá. Reconhecer as teorias mais populares sobre o envelhecimento no redimensionamento teórico pratica da política do idoso. E ter uma breve abordagem sobre os avanços que a sociedade mais idosa almeja uma vida com mais disposição e saúde sempre defendendo direito de cidadão de bem.
2 DESENVOLVIMENTO
O Idoso no Brasil
Com o passar do tempo o nosso País Brasil esta envelhecendo, isso é um processo natural, gradativo e continuo de todo o ser em todas as fases da vida. Após a 2º guerra mundial, aconteceu um interesse pelo o estudo do idoso ganhando impulso sendo considerado o período de florescimento da maioria das sociedades de Gerontologia, sendo a Americana a primeira delas. A partir desta iniciativa às publicações cientificas são inevitável sendo o jornal of Gerontology responsáveis pela divulgação. Houve nas ultimas décadas modificações consideráveis em relação ao numero de idosos no Brasil, pode se verificar que a pirâmide demográfica mudou de 1970 para o ano de 2000, transformando-se de uma forma piramidal para a forma de um triângulo, com os dados apontando um grande avanço no número de pessoas idosas.
Pesquisas feitas pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o Brasil já possui cerca de 20 milhões de pessoas acima dos 60 anos ou mais, há uma