.....envelhecer com vigor....
ENVELHECER COM VIGOR
Introdução
Envelhecer não é estar doente ou sinal de doença! Envelhecer é um processo natural, gradativo e contínuo, que começa no nascimento e se prolonga por todas as fases da vida.
Desenvolvimento
Envelhecimento Cronológico X Biológico
Duas áreas científicas estudam o envelhecimento humano:
A geriatria: que trata da prevenção e tratamento das doenças mais comuns nas pessoas mais velhas;
A gerontologia: que é a ciência que estuda o processo de envelhecimento em geral, preocupando-se mais com os fatores que aceleram ou desaceleram esse processo e as questões da qualidade de vida a partir da meia idade.
Um envelhecimento com mais qualidade geralmente está associado com uma vida também mais longa, entre os fatores que mais ameaçam o bem-estar da pessoa idosa, destacam-se:
Perda da independência (decorrente de doenças crônicas ou acidentes);
A falta de uma rede social de apoio (amigos e familiares) e;
As questões de ordem financeira (que acabam determinando a qualidade do atendimento médico e da alimentação, assim como acesso às atividades de lazer).
Tradicionalmente, a idade de uma pessoa determinada pela contagem dos anos que a pessoa viveu até a data atual. Essa é a chamada idade cronológica de uma pessoa. Por outro lado, observa-se que pessoas com a mesma idade cronológicas podem ter características físicas, atitudes e disposição muito diferentes. Um conjunto desses fatores fisiológicos e psicológicos que caracterizam a condição de saúde e a forma como vivem as pessoas, determina o que se refere como idade biológica.
Como exemplo, pessoas fisicamente ativas com 60 anos de idade, em geral tem a idade biológica de um sedentário 20 anos mais jovem.
Fatores Determinantes do Envelhecimento com Qualidade
Todos envelhecem, mas há uma grande diversidade nas condições e ritmos em que isso se dá. Alguns envelhecem com mais qualidade de vida e vivem mais, servindo de modelo para geriatras e