Como apresentar
O poder calorífico é dividido em:
• Poder Calorífico Superior (PCS)
É a quantidade de calor produzida por 1 kg de combustível, quando este entra em combustão, em excesso de ar, e os gases da descarga são resfriados de modo que o vapor de água neles seja condensado.
• Poder Calorífico Inferior (PCI)
É a quantidade de calor que pode produzir 1kg de combustível, quando este entra em combustão com excesso de ar e gases de descarga são resfriados até o ponto de ebulição da água, evitando assim que a água contida na combustão seja condensada.
Diferença entre PCS e PCI No PCS a água é usada na forma liquida, enquanto no PCI em vapor.
PCS – PCI = qH20 PCS – PCI = m H20 fumos x L
Pierre Louis Dulong
Físico e químico francês nascido em Rouen, que com outro físico francês, Alexis Thérèse Petit, elaborou a famosa lei de Dulong-Petit, que permitiu a determinação do peso atômico dos elementos por meio da avaliação de seu calor específico. Assistente de Bertholet, doutorou-se em medicina, e foi professor de química na Faculdade de Ciências e nas Escolas Normal e Veterinária, em Alfort.
Descobriu o tricloreto de nitrogênio (1811), em cuja preparação perdeu um olho e dois dedos. Com Alexis Thérèse Petit, estabeleceu a lei que relaciona o peso atômico e a capacidade específica de calor de um elemento sólido (1819), também conhecida como lei de Dulong e Petit, segundo a qual os átomos dos corpos simples têm a mesma capacidade de calor, permitindo chegar à conclusão de que o produto do peso atômico pelo calor específico de qualquer elemento é constante e igual a 6,4.
Em conjunto com Berzelius chegou a novas determinações sobre a análise da água (1820) e escreveu trabalhos importantes sobre calor e densidade de fluidos elásticos. Foi nomeado