Entrevista com um professor de português
ENTREVISTA
1) Nome: Eurilanda Magalhães de Araújo
2) Nome da escola: Colégio Christus Anexo
3) Há quanto tempo ministra aula?
22 anos
4) Possui licenciatura na disciplina específica? Sim ou Não.
Sim.
5) Como você vê o ensino da variação linguística em sala de aula? Considera importante?
Vejo de uma forma bastante produtiva, pois, com a globalização, há alunos de diferentes lugares e até países estudando em uma mesma sala.
6) O livro didático, o qual utiliza em sala, aborda questões de variação linguística? Como aborda tais questões em sala? Utiliza outros exemplos?
Nós do Colégio Christus utilizamos o sistema COC e, principalmente, a lousa digital, então questões relacionadas ás variações linguísticas são vistas, inclusive, com sons.
7) Você acha que com o ensino da variação linguística em sala os alunos podem deixar de utilizar a norma padrão da língua? Por quê?
Não. Jamais devemos deixar de lado a norma padrão, seria como ensiná-los a linguagem a ler gibis e afastá-los dos clássicos como Machado de Assis.
8) Como os alunos reagem a tal conteúdo? Apresentam dificuldades, preconceito com outros tipos de variação, etc.
De início, eles são curiosos, mas, depois, sentem dificuldades por conta da quantidade de variação existente na língua portuguesa. Não percebo preconceito.
9) Você já enfrentou uma situação, em sala de aula, na qual o aluno usou um termo considerado uma variante linguística? Como você realizou a intervenção?
A priori, não me recordo de nenhuma situação