Motivação do Aluno
Esta é uma pesquisa de base qualitativa que se valeu da observação de um ambiente escolar, da aplicação de questionários fechados e da gravação em áudio de entrevistas realizadas com os docentes e discentes. A pesquisa foi feita na escola estadual Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira, situada no município de Paulínia, no Estado de São Paulo. A instituição conta atualmente com aproximadamente 1.185 alunos e nota 5,5 no IDEB.
Em sua primeira fase, a pesquisa buscou investigar, por meio da observação de duas aulas de disciplinas distintas, i) a forma como o conhecimento é ensinado/trabalhado pelo professor; ii) a didática e os recursos utilizados; iii) e a qualidade das propostas apresentadas pelo docente.
Após a primeira fase foram realizadas entrevistas individuais com os professores das aulas observadas: o primeiro ministrante da disciplina Língua Portuguesa e o segundo de História. Para a investigação de como os alunos enxergam a forma que o conhecimento é trabalhado e a motivação desses em aprender foram aplicadas também entrevistas individuais a quatro discentes no 9º ano do E.F.
Sendo assim, este trabalho foca em conhecer e identificar aspectos da ação docente e da relação professor-aluno, destacando a forma de como estes lidam com a distinção entre conhecimento- conteúdo e conhecimento-estrutura e leitura.
Introdução:
A motivação humana é algo que se manifesta desde tenra idade e é observada de diferentes formas. Enquanto bebê, o indivíduo busca a satisfação de sua fome através do ato de sugar o peito ou uma mamadeira. Com o passar do tempo, demonstra sua vontade de adquirir certa independência ao realizar movimentos de locomoção. Em idade pré-escolar observamos sua persistente dedicação por aprender os nomes dos objetos e a insaciável curiosidade de querer saber os “porquês” de tudo.
Contudo, quando esses indivíduos adquirem idade de frequentar a escola, sua motivação para aprender começa a apresentar alguns problemas.