Entrevista com Criança de 7 anos
LEIDILENE DOS REIS
SANDRA C. FERREIRA
TAYS ARCANJO
RAPHAEL A. M. DE OLIVEIRA
ENTREVISTA
Poços de Caldas
2013
Entrevista
1- Quem é você? Quantos anos você tem?
R. Gabrielle, 7 anos.
2- Entre uma criança que quebrou 10 copos sem querer e uma criança que quebrou um copo com intenção de quebra-lo, qual das crianças tem mais culpa?
R.. A que quebrou 10, porque ela quebrou mais copos.
3- Quando morremos? E para onde vamos?
R. Quando fica velho. Vai para a velhice, sabe como eu sei? Foi a minha mãe eu me falou, porque eu conheço uma pessoa que ta velhice.
4- O que é o bem e o mal?
É uma coisa que é do bem, Deus é do bem!!
O mal é o diabo.
Observação Pessoal
Leidilene
Percebi que a criança entrevistada, é muito esperta e comunicativa, quando o capitulo II do livro de Piaget fala que a criança fica o tempo todo ligada e o que ela tem de construído é uma copia do que ela vê, nota-se isso na resposta 3, quando ela cita que a mãe disse que morremos quando ficamos velhos. Ela não tem algo concreto do que é a morte, ela só sabe que morremos quando chegamos à velhice porque a mãe disse.
Sandra
Podemos identificar que em suas respostas e comportamento, principalmente na questão 2, sua hetoronomia, onde sua percepção se baseia no tamanho do dano e não na intencionalidade, o que mostra que ela ainda está entrando no mundo real.
Tays
A partir das respostas dadas pela criança, percebe-se que o seu conhecimento é basicamente de acordo com o que ela vive. Demonstra ter consciência de que sabe muita coisa, mas na verdade não tem uma noção do real. Seu raciocínio basear-se naquilo que ela vê ou acha que é certo.
Raphael
Pude observar que as respostas foram dadas de imediato , porem havia expressão de duvida na criança quanto a certeza se estaria ou não certa nas respostas que ela estava dando em relação as questões do copo , bem e mal , e morte