ERP - Enterprise Resource Planning
São softwares que tem a finalidade de atender a maioria das operações das empresas. O erp possuem características diferentes dos sistemas desenvolvidos internamente pois não são feitos para um cliente específico, pois procuram atender o maior numero de empresas. Esses modelos são feitos a partir das experiências obtidas por fornecedores em repetidos processos de implementação ou por consultoria e pesquisas de benchmarking. O erp integrado é constituído como um único sistema de informação atendendo simultaneamente diversos departamentos da empresa, o erp geralmente é dividido em módulos ,em oposição dos conjuntos de sistemas que atendem isoladamente cada um deles.
Aplicação na Gestão de Materiais Este módulo administra estoques de forma eficiente, utilizando controle físico e financeiro. A gestão de materiais envolve desde a matéria prima até o produto final, fazendo a organização através de códigos hierárquicos, centros de custos, centro de armazenagem e grades, controle de lote econômico e mínimo e saldos. Esta estrutura garante os materiais certos, no momento e quantidade certa, reduzindo custos de armazenagem, compra e gerenciamento. O processo pode ser automatizado através de códigos de barras para as movimentações e gerenciamento de números de série, lotes e datas de validade. O módulo de Gestão de Materiais permite ainda controlar a situação e posição física de pedidos e ordens de compra por material, emitindo relatórios gerenciais, físicos, financeiros e legais. Benefícios Integração e controle dos processos da empresa, atualização tecnológica, redução nos custos com TI, obter informações de qualidade em tempo real para a tomada de decisões.
Considerações Finais A utilização do erp hoje é indispensável para as empresas que pretendem ter um controle mais eficaz de seus materiais e de todo processo da empresa seja ele