Projecto de pesquisa
Com o presente projecto de pesquisa pretende-se debruçar sobre a temática da planificação das actividades dirigidas com base na motivação das crianças na pré-escola. Constituem principais enfoques desta pesquisa a Planificação das actividades no Centro Infantil assim como a motivação das crianças e dos educadores como fontes para o sucesso das actividades programadas.
Pretende-se, igualmente, compreender como é que a motivação das crianças é tomada em conta nos processos de planificação das actividades nos Centros Infantis assim como a influência da motivação dos educadores na planificação e realização das actividades.
2. Problematização
A Educação pré-escolar é fundamental para o desenvolvimento integral do indivíduo e, é principal fonte de preparação da criança para a escola. Ela ocorre do terceiro ao quinto ano de vida e decorre em estabelecimentos apropriados representando uma forma de educação baseada em formas de atendimento específicas com base no respeito das necessidades psico-fisiológicas da criança e sociais da criança.
Para o melhor atendimento da criança é necessária a existência de estabelecimentos e educadores preparados para atende-las. Um dos aspectos preponderantes no atendimento destas é a planificação das actividades.
Segundo o MMAS (2012:282), “a planificação das actividades deve ser com base na reflexão sobre os interesses e as capacidades das crianças por um lado. Por outro, deve ser com base nas dificuldades encaradas em actividades anteriores e as possíveis soluções com vista a obter uma planificação coerente e específica para as responder as necessidades das crianças”.
Esta planificação deve considerar a participação das crianças em actividades dirigidas bem como livres e reflectir sobre os interesses e capacidades novas demostradas durante a realização de tais actividades incluíndo as dificuldades encaradas.
Segundo Vygotsky (1991) "A cognição tem origem na motivação”. Considerando que toda a